democracia e dívida

Dia 15 de Fevereiro: Solidariedade Internacional com o Povo Grego (em Lisboa)

In Noticias on 08/02/2015 at 12:33 pm

 

Concentração internacional, apartidária e pacífica de solidariedade com o povo grego (em frente à representação da União Europeia em Lisboa, Largo Jean Monet 1, 15H30, link facebook).


 

Esta concentração decorre na véspera da reunião do Eurogrupo e tem o objectivo de demonstrar:

  • Solidariedade com o povo grego e a defesa da democracia grega;
  • Rejeição da atitude actual dos governos europeus, nomeadamente do governo português, em relação às recentes tomadas de posição do governo grego: apoio à flexibilização e anulação da dívida grega, apoio a uma conferência internacional sobre a dívida, defesa do respeito pela democracia (os governantes têm de servir as populações e não o sistema financeiro);
  • Não há inevitabilidades: Existem muito mais ideias e soluções para o problema da dívida do que aquelas que o directivo Europeu quer impõr e a larga maioria dos orgãos de comunicação social divulga. Cada povo tem o direito a escolher o caminho que quer seguir.


Notas importantes:

  1. Esta concentração não tem líderes nem porta-vozes.
  2. A concentração pretende dar uma oportunidade às pessoas residentes em Lisboa de demonstrarem publicamente o seu repúdio pelas atitudes actuais das instituições europeias e governos europeus em relação às legítimas aspirações do povo grego a uma vida melhor e livre do pagamento das dívidas do sector financeiro.
  3. A concentração integra-se no espírito das concentrações internacionais (https://www.facebook.com/events/905611336125794).
  4. Apela-se à participação de todas as pessoas e colectivos preocupados com a actual situação, independentemente das suas opções políticas, no respeito pelos objectivos e espírito da concentração e pela sensibilidade de todas as pessoas que estiverem presentes.
  5. Apela-se à realização de iniciativas semelhantes em todo o país (sugestão de locais: http://ec.europa.eu/portugal/comissao/index_pt.htm).
  6. Apela-se aos participantes para trazerem faixas e cartazes de apoio ao povo grego e para divulgarem esta concentração pelas suas redes sociais e contactos junto dos orgãos de comunicação social. Uma acção de solidariedade não se faz sem a divulgação activa de cada um de nós junto das pessoas que conhece.
  7. Durante a concentração terá lugar um “microfone aberto” onde todos poderão expressar o seu apoio e opinião durante 3 minutos (mediante inscrição no local) e sugerir acções de solidariedade a realizar.
  8. No local serão recolhidas assinaturas de apoio ao povo grego a serem entregues na Embaixada da Grécia em Lisboa no dia seguinte. O resultado da recolha de assinaturas será comunicado via facebook e enviado por email às Auditorias Cidadãs à Dívida Grega (http://www.citizen-audit.net/members/greece/) no sentido de incentivar estes movimentos a prosseguir o seu trabalho de análise da legítimidade das dívidas contraídas pelos sucessivos governos gregos.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: