democracia e dívida

Debate: 15 de Outubro, dia da entrega do Orçamento

In Noticias on 09/10/2013 at 1:45 pm

Olá a todos/as,

No Democracia e Dívida, não desistimos da vontade de debater e informar abertamente as pessoas. Numa altura em que uma larga fracção da população sofre com a austeridade, aparentando estar desmotivada, sem reacção e sem rumo, achamos ainda mais importante criarmos espaços para que ela dê a sua opinião e se informe. De facto, constatamos que a larga maioria da população ainda acha que deve ser "honrada" e "pagar a dívida" porque "viveu acima das suas possibilidades" e "quem não tem dinheiro, não tem vícios [leia-se direitos]" e que "se não pagar, é o caos [como se a situação  actual não o fosse já]".

No próximo dia 15 de Outubro é entregue o Orçamento. No Democracia e Dívida achámos importante assinalar a entrega do Orçamento com uma iniciativa de debate e reflexão sobre a dívida e a democracia directamente junto das pessoas. Na rua, como sempre o temos feito até aqui. Planeámos assim um debate, no dia 15, em frente ao parlamento, às 18H, onde serão discutidos temas como a Dívida, a Democracia, a Corrupção e os processos de Auditoria Cidadã. O debate será aberto à opinião de todos/as e facilitado por Jesús Aranjuado, João Batalha, Rui Viana Pereira e Vítor Lima.

Achamos importante que se discuta nesse dia cá fora, com um razoável número de pessoas, as alternativas que deviam ser mais faladas lá dentro. Porque sabemos que esta vontade é transversal a uns largos milhares de grupos e pessoas revoltadas com a actual situação do país e do Mundo, pedimos o vosso apoio na divulgação e participação neste evento. Formas simples de mostrarem esse apoio é publicitando no vosso perfil facebook, fazendo "like" na nossa comunidade, ou partilhando os cartazes que vamos divulgando alusivos a este debate.

O debate é aberto, queremos que seja construtivo, que mostre às pessoas que existe pensamento político autónomo nos movimentos sociais e na população em geral, e que há muito espaço de manobra para que os cidadãos se mobilizem, se auto-organizem em pequenos grupos profissionais, e trabalhem juntos para melhorar as suas vidas e construirem/exigirem o futuro que desejam e merecem. Nesse sentido, contactámos o projecto 270 que aceitou providenciar um jantar a preços acessíveis. Tentaremos também disponibilizar o debate em "streaming" para que pessoas de várias regiões do país possam assistir. E daremos amplo espaço à discussão conjunta de formas de articulação de lutas por uma democracia verdadeira onde não se paguem dívidas ilegítimas nem se sustente corrupção.

Queremos mesmo que isto aconteça. Achamos importante. Por isso nos organizámos, contactámos os nossos amigos/as, e procuramos que aconteça. Juntos podemos!

Democracia e Dívida

Nota: em caso de chuva, avisaremos atempadamente e no local um sitio próximo, onde o debate decorrerá um pouco mais tarde (18:30).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: