democracia e dívida

19 de Maio: 2 anos depois continuamos na rua!

In Divulgacao on 14/05/2013 at 7:57 pm

Há dois anos, no dia 19 de Maio de 2011, iniciou-se, na praça D. Pedro IV (Rossio), em Lisboa, um acampamento peculiar. Esse acampamento, que ficou conhecido como "Acampada Lisboa", viria a traduzir-se na ocupação política daquele espaço público, de forma continuada, ao longo de cerca de duas semanas, e teria considerável repercursão nas movimentações sociais dos meses e anos seguintes.

A Acampada Lisboa, decorreu sobre influência das Primaveras Árabes, da Geração à Rasca (12M) e do 15M Espanhol. Perante a ameaça da Troika (o original do Memorando de Entendimento foi assinado a 17 de Maio) e com as eleições Legislativas à porta (5 de Junho), um conjunto de jovens e menos jovens, de várias nacionalidades e backgrounds políticos, preocupados com a degradação da Democracia e a miséria que se anunciava, instalaram tendas na praça do Rossio, organizaram e autogestionaram um pequeno acampamento e efectuaram assembleias populares e grupos de trabalho onde discutiram política, em contínuo, ao longo de onze dias (fotos e videos).

A Acampada Lisboa uniu por momentos grupos muito diversos de pessoas e deixou marcas organizacionais, amizades e relações políticas que, de uma forma ou de outra, perduraram até aos dias de hoje. Ao local confluíram activistas de vários quadrantes políticos que se misturaram com elementos recentemente "activados" no pós-12M e a população em geral. Esta combinação deu origem, entre outras coisas, às primeiras manifestações populares contra a troika (28 de Maio, 19 de Junho), a um referendo popular (4 de Junho, interrompido por uma carga polícial), e a outros eventos simbólicos (e.g., "Deita-te no Rossio"), para além de reuniões de grupos de trabalho, que acabariam por dar origem a protestos de maior dimensão como a Manifestação Internacional de 15 de Outubro (15O), a Primavera Global (12-15 Maio de 2012) e, até certo ponto – ainda que muito indirectamente – às manifestações "Que se Lixe a Troika" (15 de Setembro de 2012, 2 de Março de 2013).

No Dia 19 de Maio de 2013, decorrem dois anos da Acampada Lisboa.Em Espanha, o 2º aniversário das Acampadas está a ser assinalado com novas manifestações e ocupações, numa garde demonstração de vitalidade, organização e capacidade de reivindicação. Nelas estiveram presentes vários colectivos de Auditoria à Dívida Pública do estado espanhol. Em Portugal, o movimento das acampadas tem hoje uma dimensão muito menor e a mobilização, auto-organização, e participação cívica na construção de um quotidiano melhor tardam em afirmar-se. Ainda assim, o espírito de abertura e de diálogo do 15M deixou as suas sementes e mantém-se no grande número de activistas que, de uma forma ou de outra, contactaram com a Acampada e o 15M, continuando a promover a irreverência na acção e a abertura na organização e no debate, que caracterizam as acções inspiradas por aquele movimento (alguns exemplos no final deste post).

No Domingo, dia 19 de Maio, uma praça lisboeta é de novo "invadida" com um debate sobre Democracia, sobre a troika, e sobre a dívida. A intenção não é comemorar nenhum aniversário (quando muito será continuar a trabalhar), até porque nem todos os organizadores, promotores ou oradores do "Democracia e Dívida" passaram pela Acampada Lisboa ou a viveram da mesma forma. Mas a data e o objectivo são adequados ao assinalr da data. E por certo se sentirá uma pequena alegria em afirmar assim, sob a forma de debate, com estes temas, e este espírito aberto a todos/as, o aniversário de acontecimentos que nos inspiraram, que tornaram possível que nos conhecessemos, e que ainda hoje nos motivam a continuar e construir alternativas.

https://www.facebook.com/events/130549683805857/

Links (esta lista é apenas exemplificativa):

https://assembleiapopulardagraca.wordpress.com/

http://assembleiapopularcoimbra.blogspot.pt/

http://assembleia-popular-do-porto.blogspot.pt/

http://indignadoslisboa.net/

https://movimentoalvoradaribatejo.wordpress.com/

https://assembleiapopularalges.wordpress.com/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: