democracia e dívida

FMI insiste num mercado livre para os produtos tóxicos que levaram à crise

In Noticias on 19/04/2013 at 8:37 am

No segundo capítulo do seu mais recente Relatório Global de Estabilidade Financeira, o FMI (um dos membros da Troika) defende maior liberdade na negociação dos chamados produtos tóxicos, criticando abertamente a União Europeia por ter imposto pequenas restrições à negociação dos "credit-default swaps" sobre dívida soberana.

De forma simplística, os "credit-default swaps" são uma espécie de seguros contra-incêndios que uma pessoa pode adquirir. Só que o bem seguro não é a sua casa mas sim a casa dos seus vizinhos, isto é, um bem que não detém. Porque quem negoceia estes produtos tem as suas margens de lucros (i.e., receber ou não o seguro decorrente do incêndio da casa) associadas a um bem no qual não tem qualquer interesse nem possui, o risco de acções predatórias ou até mesmo criminais aumenta significativamente (i.e., torna-se extremamente provavel que a pessoa contribua para um eventual incendio na casa do seu vizinho).

No presente relatório, o FMI tenta pressionar a União Europeia a alterar medidas recentemente tomadas (Novembro de 2012) que impoem um nível mínimo (e extremamente incipiente) de limitações à especulação financeira sobre este tipo de produtos, nomeadamente nos que estão relacionados com a cobertura de riscos de incumprimento das dívidas de países (dívidas soberanas). Refira-se que que este mercado especulativo é particularmente pouco transparente, imoral e nocivo sendo um dos principais culpados da crise financeira e das dificuldades de recuperação dos países hoje afectados.

Excelentes credores estes!

Link para relatório do FMI:
https://www.imf.org/External/Pubs/FT/GFSR/2013/01/index.htm

Link para artigo na Harvard Business Law Review que descreve a perigosidade destes produtos:
http://www.hblr.org/2013/03/credit-default-swaps-dubious-instruments/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: